Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rabiscos Soltos

#FIquemEmCasa Em tempos de isolamento social um blog pode ser uma janela para mundo. Fiquem em casa. Leiam. Escrevam. Ajudem. Sejam melhores. Sejam maiores. Mas fiquem em casa.

Rabiscos Soltos

#FIquemEmCasa Em tempos de isolamento social um blog pode ser uma janela para mundo. Fiquem em casa. Leiam. Escrevam. Ajudem. Sejam melhores. Sejam maiores. Mas fiquem em casa.

O valor de um Obrigada

14.01.16, P.

A falta de humildade é das coisas que mais confusão me faz. A dificuldade com que se diz "obrigada", como se os outros tivessem obrigação de nos ajudar. 

Podem dizer-me que a ajuda não deve depender de um "obrigado", que ser abnegado e bondoso e fazer o bem sem olhar a quem é uma virtude. Eu concordo com isso. Tal como me irrita que não haja sequer um obrigada, irrita-me que haja quem ajuda outra pessoa apenas para o ouvir.

Talvez seja a minha eterna incoerência a falar mas a verdade é que continuo a achar que agradecer é uma obrigação.

E é tão bom agradecer. É tão bom como ouvir esse "obrigada". 

É como dizer "gosto de ti", "tenho saudades tuas" ou "desculpa". Sabe bem dizer e sabe bem ouvir. Porque as relações entre as pessoas devem ser reciprocas e só assim fazem sentido.

Muitas vezes a um "obrigada" respondo com um sorriso. Raramente digo "não tens que agradecer". É a minha forma de de dizer "ouvi-te e fico feliz por ter feito algo a que deste valor". E mais cedo do que tarde vai haver um agradecimento em troca. Porque esse alguém vai fazer ou dizer algo que o vai merecer. E vai perceber que o meu obrigada é sincero.

Não agradeço por obrigação, nem recebo um obrigada de ânimo leve. 

Já sei que isto é coisa para ser lida com um "lá estás tu, dás demasiado importância a coisa que não são importantes". E eu calo-me...

1 comentário

Comentar post