Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rabiscos Soltos

#FIquemEmCasa Em tempos de isolamento social um blog pode ser uma janela para mundo. Fiquem em casa. Leiam. Escrevam. Ajudem. Sejam melhores. Sejam maiores. Mas fiquem em casa.

Rabiscos Soltos

#FIquemEmCasa Em tempos de isolamento social um blog pode ser uma janela para mundo. Fiquem em casa. Leiam. Escrevam. Ajudem. Sejam melhores. Sejam maiores. Mas fiquem em casa.

Je suis Charlie, all over again

27.02.16, P.

be.jpeg

Quando vi este cartaz nem queria acreditar. Foi óbvio para mim que o resultado seria uma enorme polémica relacionada com a religião e a liberdade de expressão e não sobre a Adopção de crianças por casais homossexuais. Aconteceu e vai continuar a acontecer como nos próximos dias. E não se vai discutir o mais importante. E por isso, o cartaz não faz qualquer sentido.

A importância de se continuar a falar sobre a adopção de crianças por casais homossexuais foi empurrada para segundo plano.

Em primeiro plano vamos discutir o "je suis Charlie" e afirmar que os católicos ofendidos diziam-se Je suis Charlie e agora já não não são e que "há limites para brincadeiras" e que " a malta tem ou não sentido de humor" e montes de coisas que não interessam nada. 

Fui, sou e serei sempre "Je suis Charlie". Sê-lo-ei sempre porque a liberdade de expressão me é cara, porque como se disse tanto na altura dos ataques ao Charlie Hebdo "posso não concordar com o que dizes mas lutarei para tenhas o direito de o dizer".

E nesta polémica tola dos cartazes há várias coisas que me incomodam. DE AMBOS OS LADOS.

É óbvio que o BE tinha intenção de espicaçar a Igreja Católica. Que se façam agora de inocentes é ridículo.Tinham essa intenção, correu-lhes mal a brincadeira porque não o souberam fazer (Vá, vão ler o Evangelho segundo Jesus Cristo ou o Caim para aprenderem como se faz), agora aguentem. O piada é tão má, mas tão má, que até chega a ser constrangedor (O BE a assumir o Pai Divino? muito bom Ao menos falem do pai biológico e do adoptivo, é um bocadinho mais coerente - ou não querem ser coerentes?. E na história de Jesus, onde está a homossexualidade? onde está a adopção por casais homossexuais?)

Depois do outro lado. Não há paciência para virgens ofendidas. Lamento. Parém de ser meninos e aguentem. Rebatam com melhores argumentos que "há limites para as brincadeiras" ou "isto ofende os crentes". Blá, blá, blá.... Parém de ser meninos e calem a boca. Tivessem ficado caladinhos e a brincadeira ainda saia mais cara ao BE.

E para os que hoje andam a reclamar com os que reclamam... o Je suis Charlie funciona para os dois lados. O BE faz a piada e pode bem aguentar com as reclamações. O lado ofendido pode reclamar. Isso é liberdade de expressão. Não cedam à tentação de comparar quem se sentiu ofendido com quem entrou dentro de uma redação do jornal e desatou a matar gente. São coisas tão diferentes que vos vão fazer perder a razão que possam ter.

Só tiros ao lado. Uma tristeza ver tantas oportunidades perdidas.