Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rabiscos Soltos

#FIquemEmCasa Em tempos de isolamento social um blog pode ser uma janela para mundo. Fiquem em casa. Leiam. Escrevam. Ajudem. Sejam melhores. Sejam maiores. Mas fiquem em casa.

Rabiscos Soltos

#FIquemEmCasa Em tempos de isolamento social um blog pode ser uma janela para mundo. Fiquem em casa. Leiam. Escrevam. Ajudem. Sejam melhores. Sejam maiores. Mas fiquem em casa.

expectativas

02.01.18, P.

Gerir as nossas expectativas é sempre difícil. Quando esperamos demasiado de um livro, de um filme, de alguém, corremos o risco de perder o melhor que ali existe porque estamos à procura de mais. Muitas vezes nem sequer estamos à procura de melhor, estamos simplesmente à procura de mais, de algo diferente.

Aconteceu-me demasiadas vezes. Ainda acontece, para dizer a verdade. Desiludirmo-nos é uma das coisas que mais entristece. Pior que isso é desiludirmos os outros.

Quantos erros não cometemos porque, ao tentar desesperadamente atingir as expectativas daqueles de quem gostamos, nos perdemos de nós mesmo e nos estatelamos ao comprido? 

Eis uma aprendizagem que me tem sido difícil: controlar as expectativas, agir ou falar sem ter em conta aquilo que esperam de mim, mesmo que isso me traga dissabores, mesmo que isso sirva de um filtro não desejado.

Por vezes preciso controlar a minha impulsividade e dar espaço aos outros. 

Lembro-me muitas vezes da oração da serenidade que tento pôr em prática em muitas versões da minha vida, principalmente no que às expectativas dos outros diz respeito.

Que tenha a  Serenidade
para aceitar as coisas que não posso modificar,
Coragem para modificar aquelas que posso
e Sabedoria para reconhecer a diferença.

Tenho uma amiga que põe isto de uma forma que adoro. Segundo ela  (mau-feitio que só visto) as expectivas dos outros gerem-se com a política do cornetto: "quem não gosta, não gosta, quem gosta, gosta sempre". O CR no euro também pôs as coisas de uma forma um tanto ou quanto crua mas perfeita: que sa foda.

Bom 2018 para todos

5 comentários

Comentar post