Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rabiscos Soltos

#FIquemEmCasa Em tempos de isolamento social um blog pode ser uma janela para mundo. Fiquem em casa. Leiam. Escrevam. Ajudem. Sejam melhores. Sejam maiores. Mas fiquem em casa.

Rabiscos Soltos

#FIquemEmCasa Em tempos de isolamento social um blog pode ser uma janela para mundo. Fiquem em casa. Leiam. Escrevam. Ajudem. Sejam melhores. Sejam maiores. Mas fiquem em casa.

desconfinando

11.05.20, P.

serra.jpeg

Voltei a casa, este fds. Infelizmente não tive a opção de vir para aqui "confinar" e estava cheia de saudades. 

E sim, desconfinei um bocadinho, no sábado. Vi pessoas da família que não via (pessoalmente) há meses. Ri em família. Gozei com os penteados "caseiros" da miudagem. E fez-me bem.

Também vi, na rua, muita gente. A  grande maioria de máscara e com a ter em consideração as distâncias de segurança.

Claro que há sempre quem se considere invencível. Há ali um grupinho, geralmente homens de meia idade, que à porta do café enfrentam o SarsCov2 de cerveja em punho e cara a descoberto. Tenho sempre vontade de dizer "Ah, valentes" e recitar-lhes o poema do António Lobo Antunes "todos os homens estão maricas quando estão com gripe" (ficam aí com a declamação do Pedro Lamares, e não digam que vão mal). Há ali, claramente, um problema de "eu sou macho e não uso máscara".

Mas mulheres, jovens e idosos, no geral, a cumprir.

Os idosos tentam mas ainda precisam aprender a usar bem a máscara, a desistir das luvas e a proteger-se mais. O desconfinamento faz deles o elo mais fraco e desconfio que assim vai continuar. Somos nós que os temos que convencer a proteger-se. Porque até haver vacina (e rezemos para que esta apareça antes da malfadada imunidade de grupo) só o distanciamento e a protecção pode ajudar.

Eu sei que estamos todos a manter-nos afastados para os proteger mas arranjem maneira de os ensinar a usar bem as máscaras, façam-nos perceber que as máscaras descartáveis não podem ser reutilizadas e muito menos dobradinhas e muito bem colocadas dentro da mala ou a "apanhar ar em cima da mesa da cozinha". Façam-nos esquecer as luvas e ofereçam-lhes frasquinhos de álcool gel (ou arranjem um frasco/spray pequeno  para encher de álcool normal). É bem mais eficaz. Digam-lhes que as luvas antigas que têm em casa não servem de nada... mesmo que as lavem várias vezes. Tenham paciência mas sejam insistentes. E tem que ser pessoalmente, nada disto vai ter qualquer efeito prático por telefone.

E depois deste fim de semana, de coração um bocadinho mais cheio, vou regressar à minha bolha, à minha casa e ao meu confinamento.

Stay home and safe.